22 de ago. de 2009


Tarsila
Maria Adelaide Amaral

>>O livro inicia-se com Tarsila sendo entrevista por um homem (voz em OFF). A pintora recorda sua infância na fazenda.
>> Tarsila relembra as apresentações que fazia com Oswald e Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Anita Malfatti.
>>Tarsila comenta sobre a Semana da Arte Moderna em 1922, e expõe a crítica de Monteiro Lobato à sua amiga Anita referindo-se ao artigo “Paranóia ou Mistificação?”
>> Tarsila se junta ao grupo da Arte Moderna.
>> Oswald de Andrade declara, indiretamente seu amor por Tarsila, mas esta descrê e aceita como brincadeira.
>> O grupo da Arte Moderna passeia no Cadillac azul de Oswald.
>> Anita se lamenta pela mão defeituosa que possui.
>>Tarsila pinta as margaridas que recebeu de Mário junto a Anita.
>> Oswald encoraja Tarsila a ousar em suas pinturas e elogia sua feminilidade.
>>Oswald pede Tarsila em casamento e a convida para morarem na Europa até que o divórcio de Tarsila seja consumado.
>> Oswald e Mário discutem por apresentarem opiniões diferentes relacionadas a Arte Moderna.
>>Oswald e Tarsila almoçam com Dona Olívia Guedes Penteado, figura importante da época.
>>Mario pede que Tarsila volte a morar no Brasil, viso que está extremamente influenciada pelos moldes europeus. Tarsila admite que o casal “Tarsivaldo” está cada vez mais abrasileirado.
>> Oswald trabalha em “Memórias Sentimentais de João Miramar” e Tarsila em pinturas de sua infância e terra.
>>Tarsila, ao conversar com Anita, sente que a amiga nutre certo sentimento de rivalidade entre elas, e isso a deixa chateada.
>>O Cubismo é lançado no Brasil.
>>Tarsila pretende expor sua arte em São Paulo, Oswald discorda e a aconselha a estruturar-se primeiramente no exterior e só então vir para o Brasil.
>>Em 1926, Tarsila casa-se com Oswald.
>>Oswald confessa a Tarsila seu remorso por ter influenciado Deisi a abortar um bebê, fato que culminou na morte da moça.
>>Oswald recebe um presente de aniversário de Tarsila e inspira-se no mesmo para a criação do Movimento Antropofágico. Oswald discute sua idéia genial com Mário, esquecendo-se de que o amigo já havia feito um ensaio verba sobre o mesmo tema.
>>Oswald e Raul Bopp criam a Revista Antropofágica.
>>Mário e Oswald se desentendem e acabam rompendo e vez a amizade que mantinham. Oswald critica Mário de Andrade na Revista Antropofágica.
>>Tarsila insiste para que Mário vá ao Rio de Janeiro prestigiar sua exposição de quadros e pede para que o amigo se reconcilie com Oswald. Mario nega prontamente.
>>Tarsila descobre o relacionamento amoroso entre Oswald e Pagu, moça que foi adotada como filha pelo casal após ser expulsa da casa dos pais por aderir ao modernismo.
A crise da bolsa em 1929 leva todos à pobreza.
>>Tarsila, após romper com Oswald, relaciona-se com o violinista Osório César. O casal viaja à Europa. Tarsila realiza uma exposição na União Soviética.
>> Em 1932, Tarsila é presa no Brasil por ser acusada de compactuar com ideais comunistas, porém, graças ao auxílio de seu pai, a pintora ganha sua liberdade de volta. Tarsila compreende que não era uma verdadeira revolucionária esquerdista, apenas simpatizante, e conclui que sua relação com Osório não procederia.
>> Oswald procura Tarsila para uma reconciliação. Esta o recebe friamente. Oswald a indaga sobre a relação com o namorado Luís Martins, vinte e um anos mais jovem que Tarsila. Ambos discutem sobre o passado, amigos e convicções. Oswald pede a Tarsila que o ajude a fazer as pazes com Mário de Andrade.
>>Mário se recusa a perdoar Oswald, admite que o odeia e que não há possibilidade de reaproximação. Tarsila admite graças a Oswald sua carreira artística foi impulsionada e elogia o ex-marido na tentativa de encorajar Mário a perdoá-lo. Tentativa que nada adiantou.
>> Tarsila pinta o quadro de sua neta Beatriz, Oswald critica a pintura por ser, segundo ele, decorativista. Tarsila se defende, diz que sua nova fase inspira a felicidade pela qual está passando.
>> Oswald pede a Tarsila que o ajude na crise que passa no casamento com Julieta Bárbara, irmã de Nonê. Tarsila se recusa, confessa que Oswald tentava a aproximar de suas mulheres e filhos, Tarsila acabou afeiçoando-se muito aos filhos de Oswald.
>> Anita se revolta com Mário. O acusa de defender e aceitar as pinturas de Tarsila enquanto ela, que tanto sofreu por sua arte, é duramente criticada. Mário confessa à Anita que está com sérios problemas de saúde devido ao abuso do álcool. Tarsila, Anita e Mário sentem uma grande nostalgia e desejam imensamente o término da II Guerra.
>>Mário de Andrade morre aos 51 anos e quatro meses, sem se reconciliar com Oswald.
>> Tarsila confessa que a paixão de Anita por Mário foi a mais fiel que já conhecera.
>>Tarsila sente que Deus a põe a prova com a morte de sua neta e a ruptura do seu romance com Luís Martins.
>> Oswald e Tarsila se reencontram, Oswald pede ajuda financeira e Tarsila o entrega um de seus quadros. Oswald está passando por uma grave crise econômica e sua saúde se deteriora.
>> Oswald se culpa pelo seu comportamento ruim com suas ex-mulheres. Tarsila, solidariamente, o abraça e declara que Oswald foi fundamental em sua vida.
>>Oswald morre e é esquecido até que sua obra O Rei da Vela é apresentada nos teatros, fazendo um enorme sucesso.
>> O filme Macunaíma resgata Mário de Andrade.
>> Exposição de Tarsila- 50 anos de pintura no Museu da Arte, em São Paulo.
>> Tarsila, já idosa, aparece em uma cadeira de rodas. Oswald, Mário e Anita também entram em cena e comemoram o sucesso de suas obras e fazem algumas confissões. È um momento emocionante de reencontro que atravessa a barreira entre a vida e a morte.
>> Tarsila admite aos amigos que nunca perdera a alegria de viver.
>> Tarsila segue para o meio da cena, aonde será entrevistada, no esplendor de sua beleza.